Com que batom eu vou?

Já disse várias vezes que batom é acessório. Sim, ele é mais que make. É acessório porque pode ser o ponto de cor que faltava naquele look e fazer toda a diferença, como um colar ou um brinco. Além disso, o batom é um recurso empoderador de mulheres. Os homens não tem esta boiada, então vamos aproveitar antes que eles descubram e saiam por aí com a boca vermelha! Rs

Enfim, voltando a vaca fria, me surpreendi com a quantidade de mulheres que tem dificuldade em escolher cor de batom. Eu sempre fiz isso muito inconscientemente, mas pensando bem, tem técnica para ajudar quem não tem facilidade. Então vamos lá!

 

Combinar com a roupa ou não, eis a questão!

O batom tem o poder de mudar um look. Ele pode ser o item que vai modernizar ou assumir o conservadorismo de um visual. Tudo depende da mensagem que você quer passar e o melhor, a decisão está nas suas mãos. Basta conhecer as regras.

 

Para um look mais DESPOJADO

O circulo cromático, nosso velho amigo, vai nos ajudar novamente. A tecnica aqui é usar o batom na cor OPOSTA a cor predominante da roupa.

Se a roupa é azul, por exemplo, um batom laranja vai deixar o look mais despojado. Se é verde, o vermelho vai alegrar e quebrar a monotonia. Se é laranja, tons de lilás ou roxo na boca.

O contraste de cores vale também para looks escuros com batons coloridos.  Eles modernizam, sensualizam e empoderam o visual.

Estas opções são para quem gosta de transmitir uma imagem mais ousada e moderna.

 

Para um look mais CONSERVADOR

Para um look mais conservador e elegante, você pode usar duas técnicas:

1 – Repetir a cor predominante da roupa no batom. Ex.: Roupa vermelha, batom vermelho. Roupa rosada, batom rosado e etc….

2 – Usar a cor de batom mais proxima da cor predaminante da roupa. Aqui vale olhar o circulo cromatico novamente!  Ex.: roupa azul, batom lilás. Roupa verde, batom pêssego ou nude. Roupa vermelho vivo, batom vermelho claro. Roupa rosinha, batom pink.

E os batons NUDE? Como ficam?

O batom nude é nosso aliado e companheiro. Ele fica sempre bom, mas passa uma mensagem especifica que é importante saber. Com um batom nude você vai sempre ficar mais elegante, com carinha de saudável. Então se quiser causar impacto, opte por um colorido!

Como escolher que batom usar com a roupa estampada?

A roupa estampada traz várias referiencias de cor. Você pode:

1 – Escolher o batom pela cor que predomina o look. O resultado vai ser mais despojado e ainda mais colorido.

2 – Escolher o batom pela cor que é detalhe no look. O resultado é mais moderninho e acaba destacando uma parte da estampa que a gente não enxerga muito.

3 – Usar um batom nude e deixar a estampa brilhar!

Para finalizar, vamos falar sobre TONS.

As estações do ano possuem cores. No verão as cores são mais vivas, na primavera mais alegres porém claras, no outono mais quentes e opacas e no inverno mais frias e profundas.  O batom também pode acompanhar a estacão ou o clima que você quer dar para o seu look .

Fiz uma seleção de looks pretos com diferentes tons de vermelho, só para vocês repararem na diferença de “astral” que cada batom causa:  frescor, profundidade, sensualidade, alegria …  É esta mudança de “clima” que um batom pode proporcionar. Pense nisso na hora de escolher ; )

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *